Apresentação
Agora que você já conhece os fundamentos da plataforma Arduino, que tal ir adiante?!
Neste curso vamos focar mais na linguagem do que no uso de componentes e sensores. Basicamente o mesmo material usado no curso Introdução à plataforma Arduino será usado nas atividades propostas.
Introdução
A linguagem de programação Arduino é baseada na linguagem Wiring e o ambiente de desenvolvimento Arduino (IDE – Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento), baseado no ambiente Processing.
Wiring e Processing são projetos que surgiram antes do Arduino e estes projetos são escritos/desenvolvidos em JAVA, C e C++.
Toda linguagem de programação e a linguagem Arduino não é diferente, possui regras na escrita (sintaxe) que devem ser respeitadas. Muita atenção deve ser dada quando uma palavra reservada da linguagem possuir caracteres maiúsculos ou minúsculos.
Muitas coisas acontecem antes do sketch ser transferido para a placa Arduino. Primeiro é verificado se código está sintaticamente correto. Em seguida, o código é passado para o compilador avr-gcc (compilador apenas para os microcontroladores da ATMEL), transformando o sketch em um arquivo intermediário, conhecido como arquivo objeto. Este código é combinado com as bibliotecas padrão Arduino que fornecem funções básicas como digitalWrite(), pinMode(), etc. O resultado final é um arquivo que contém códigos compreensíveis pelo microcontrolador.
As bibliotecas (libraries) padrão Arduino são um conjunto de funções que facilitam a programação, evitando assim que tenhamos que escrever muito para, por exemplo, enviar dados para a tela do computador ou fazer uma pausa na execução do sketch. Não precisamos nos preocupar em incluir estas bibliotecas padrão, pois o compilador faz isto sozinho. Porém existem bibliotecas específicas para tratamento de um determinado componente/sensor, como os displays LCDs e devem ser incluídas explicitamente no seu sketch.
Pronto para começar?
Não esqueça de fazer o download do material de apoio. Um documento com os principais tópicos do curso em formato PDF.
- Aula 01 - O ambiente de desenvolvimento
- Aula 02 - Estrutura de um sketch
- Aula 03 - Variáveis, Constantes e Diretivas de Pré Processamento
- Aula 04 - Tipos de Dados
- Aula 05 - Operadores
- Aula 06 - Exercícios
- Aula 07 - Estruturas de Controle
- Aula 08 - Exercícios
- Aula 09 - Prática: Buzzer e NTC
- Aula 10 - Prática: Monitor de Temperatura
- Aula 11 - Exercícios
- Aula 12 - Comunicação Serial
- Aula 13 - Avaliação Final
Material de apoio | 2023-Linguagem-Arduino.pdf (117 downloads ) |
Crédito da imagem